Governo do Estado do Espírito Santo
14/08/2025 11h09

Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil 2025 tem palestras em 39 municípios capixabas

Até o dia 16 de agosto, 39 municípios do Espírito Santo estarão mobilizados com o objetivo de difundir informações e promover a prevenção a desastres. É a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/ES) e pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECS).

A programação teve início na última quinta-feira (07). Ao todo, serão 60 palestras, realizadas em unidades de ensino das redes públicas municipais, estaduais e federais, além de instituições sem fins lucrativos. O objetivo é instruir crianças e jovens sobre práticas de auto preservação e torná-los agentes multiplicadores de conhecimento. As palestras são realizadas pelas equipes das COMPDECs, com auxílio das Regionais de Proteção e Defesa Civil (REPDECS), que são os braços da Defesa Civil Estadual nos municípios.

Com o tema “Defesa Civil Somos Todos Nós”, o Sistema Estadual de Defesa Civil busca difundir conhecimento que salva vidas. Quando se fala em prevenção de desastres e preservação de vidas, é necessário que todos saibam o que fazer, como se salvar e como ajudar aqueles que não consigam se proteger sozinhos. Ao instruir crianças e jovens, a ideia é plantar uma semente que vai gerar frutos no futuro e incentivar cada um a levar essas instruções para dentro de casa.

Além das palestras, a Semana conta com dois simulados de preparação para desastres. Em Venda Nova do Imigrante, a COMPDEC, em conjunto com a REPDEC, o Corpo de Bombeiros e outras instituições, realiza, nesta terça-feira (12), um simulado de mesa. Já no sábado (16), um simulado de campo ocorrerá no município de Vila Velha, a partir das 8 da manhã. A ideia dos simulados é reunir todas as instituições envolvidas na preparação e resposta a desastres, e simular uma situação de risco, capacitando os envolvidos para a gestão e para a resposta.

Nesta sexta-feira (15), 12 homenageados serão agraciados com a Medalha General Castro. A entrega da comenda tem como objetivo distinguir personalidades civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, e instituições civis ou militares, que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e à comunidade capixaba, relacionados à defesa civil.

O ponto alto da Semana será na próxima segunda-feira (18), quando uma solenidade no Palácio Anchieta marcará importantes entregas de Defesa Civil aos capixabas. Na oportunidade, o governador do Estado, Renato Casagrande, vai lançar a Política Estadual de Enfrentamento a Desastres – Espírito Santo sem Desastres – e o Chamamento Público para repasse de recursos aos municípios para projetos de prevenção a desastres.

Nesse mesmo evento, ocorrerá um Workshop com as Prefeituras e suas respectivas COMPDECs voltados a reforçar a preparação e a capacidade de resposta a desastre dos municípios.

“Temos vivido uma realidade em que as mudanças climáticas nos obrigam a estar mais atentos, mais preparados e resilientes para enfrentar os desafios que se impõem não só aos governos, mas à sociedade em geral. Promover a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil é uma forma de aproximar o poder público da sociedade, mostrar o trabalho que temos realizado e convidar a população a participar deste movimento, e entender que nosso lema não fica somente nas palavras, que, efetivamente, a ‘Defesa Civil Somos Todos Nós’”, afirmou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Benício Ferrari Júnior.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar

Camila Ferreira

comunicacbmes@gmail.com
(27) 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Script LAI