28/01/2021 14h00 - Atualizado em 04/11/2022 16h46

Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espirito Santo é aprovado para o curso de Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense

Com o intuito de expandir os conhecimentos, o Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espirito Santo, Patrick Scopel da Rocha, foi aprovado no Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense. “Pretendo trabalhar a evolução da capacidade de proteção e resposta à desastres (CPRD) dos municípios capixabas, utilizando-se da metodologia do CEPED/UFSC, com base no incremento da estrutura das COMPDECs por meio de “Kits de Defesa Civil”. Esses “Kits”, assim como outros programas de fortalecimento dos municípios frente aos desastres foram implementados desde 2012 pela Coordenadoria Estadual, sendo inclusive replicados pela SEDEC em alguns municípios do Brasil”, explica Tenente Scopel.

De acordo com o Tenente, além da compreensão maior sobre Defesa Civil em meio acadêmico, os resultados dos estudos permitirão uma evolução significativa na participação de novos projetos profissionais, principalmente no que tange a redução de riscos de desastres. “Nesse contexto, após a designação de um trabalho por parte da CEPDEC, para acompanhamento da evolução do município de Mariana/MG, nas boas práticas decorrentes do desastre de rompimento de barragem, utilizamos essa metodologia para obtenção de aportes aos municípios atingidos no ES, sendo o montante de 2,5 milhões de reais, que serão empregados na Defesa Civil Estadual e nos municípios atingidos diretamente pela onda de rejeitos no Estado do Espirito Santo, assim como o praticado nas doações por meio de convênios desde 2012 para minimização dos efeitos dos desastres hídricos. Há a hipótese da efetiva contribuição dessa estratégia de incremento na estrutura do órgão municipal, proporcionando uma mensuração desse resultado e subsídios para continuidade ou novas políticas de redução de riscos de desastres (RRD) ”, disse o Oficial do Corpo de Bombeiros.

É de suma importância para a população capixaba e para a evolução das Defesas Civis do Espirito Santo que membros da Segurança Pública se capacitem e participem de pesquisas na área, e, para o Tenente Scopel, fazer o mestrado em Defesa Civil vai muito além de novos conhecimentos, é também uma oportunidade de compartilhar os resultados de suas pesquisas aos outros envolvidos na nobre missão de proteger a sociedade dos riscos de desastres ou dar respostas rápidas e eficazes a qualquer tipo de ameaças. “Os resultados dos estudos permitirão a evolução significativa na participação de novos projetos profissionais, parcerias junto aos demais envolvidos nas diversas camadas da sociedade e multiplicação de conhecimento aos que buscam a troca de experiências e aprendizado nas aulas por mim ministradas em ambiente militar ou civil”, afirma o mestrando.

O Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil é ofertado pela Universidade Federal Fluminense e tem como principal objetivo a redução dos riscos de desastres e evitar perdas humanas, através de estudos, que identificam as ameaças à segurança humana por meio de estratégias e procedimentos que eliminem ou minimizem os seus impactos sobre a população e o ambiente.

Atualmente o Tenente Patrick Scopel da Rocha é oficial do Quadro Administrativo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espirito Santo, graduado em Direito, especializado em Educação em Direitos Humanos e desenvolve atividades na Regional de Proteção e Defesa Civil, localizada no município de Aracruz/ES.

Texto:

Cabo Thiago Miranda