25/10/2021 11h16 - Atualizado em 04/11/2022 16h48

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA VISITA O CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA DEFESA CIVIL ESTADUAL

Na ultima sexta-feira (22), o Secretário de Estado da Segurança Pública do ES, Cel Ramalho, fez uma visita ao Centro de Inteligência da Defesa Civil Estadual.

Na ocasião, o Coordenador da Defesa Civil, Cel André, fez uma apresentação do Centro, explicando seu funcionamento e suas potencialidades.

Também estavam presentes o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Cerqueira, o Sub-secretário de Administração, o Sr. Fábio, Major Evaristo e o Delegado Jordano.

O CIDEC vem contribuir para uma melhor resposta ao atendimento à população em caso de desastres.

O CIDEC é uma estrutura moderna, com um ambiente físico no qual convergirão os dados e informações coletadas, que processados e aliados aos conhecimentos operacionais, suportados por sistemas dedicados, formarão a inteligência necessária ao gerenciamento dos riscos e desastres.

O CIDEC reune tecnologia de ponta, nos moldes de grandes centros de referência em Gestão de Desastre tanto nacionais, quanto internacionais, como o CENAD – Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre, o Centro de Gerenciamento de Santa Catarina, o Centro de Operações do Rio de Janeiro, e os Centros de Operações em Emergência de Louisiana e da Flórida nos Estados Unidos da América.

Além disso, o centro de inteligência conta com sistema de radiocomunicação com gestão comunicação, com recursos de voz, dados e gerenciamento, definidos por padrões do CIDEC, para emprego, inclusive com integração das operações entre os órgãos de segurança pública e governamentais, com centro de despacho em múltiplas frequências, para atendimento ao cenário de desastres.

Texto: Cabo Thiago Miranda