Aconteceu nesta terça-feira, 20 de junho de 2017, uma reunião no auditório do o Corpo de Bombeiros entre o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e integrantes da CEPDEC, recebendo a Secretaria de Defesa Social Municipal e integrantes da COMPDEC de Serra.
Visando integrar as instituições e criar parcerias em especial nas capacitações. O Comandante Geral do CBMES, Coronel D'isep, enfatizou a importância da estruturação de uma defesa civil municipal e a participação dos núcleos comunitários de defesa civil, e tambem na concretização de um convênio entre o CBMES para realização das capacitações diversas, inclusive da defesa civil, por intermédio do apoio da Regional de Defesa Civil, que estava presente, o Cel Rodrigues.
O Coordenador Estadual citou os cursos disponíveis a COMPDEC que já estam em andamento. O treinamento de combate de incendios florestais, a ser realizado com as equipes do município em função da entrega dos kits de incêndio florestal ao município. E o ciclo de capacitação em Defesa Civil, a ser realizado em Vitoria em quatro módulos de dois dias cada, no próximo mês para atender os agentes de defesa civil da grande vitória, com conteúdo programado pela secretaria nacional de defesa civil. E também o Seminário de defesa civil, programado para a Semana de Defesa Civil em agosto.