14/07/2021 14h20 - Atualizado em 04/11/2022 16h48

PESQUISA DESENVOLVIDA POR DOUTORANDA JUNTO A DEFESA CIVIL ESTADUAL É PUBLICADA EM REVISTA CIENTÍFICA DO CENTRO DE REFERÊNCIA NO BRASIL.

A pesquisa desenvolvida junto a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC/ES), de abrangência inédita para estudos de logística humanitária no Brasil, foi publicada na Revista Científica do Centro Universitário de referência no Brasil. O artigo apresenta a primeira fase do estudo que tem por objetivo estruturar um modelo multicritério de apoio à decisão para avaliação da gestão de risco pela Defesa Civil do estado do Espírito Santo/ES, com ênfase nas atividades de planejamento estratégico que envolvem as fases de prevenção e preparação a desastres.

O artigo apresenta a primeira fase do estudo que tem por objetivo estruturar um modelo multicritério de apoio a decisão para avaliação da gestão de risco pela Defesa Civil do estado do Espírito Santo/ES, com ênfase nas atividades de planejamento estratégico que envolvem as fases de prevenção e preparação à desastres.

O artigo intitulado Estruturação de um Modelo MCDA para Apoiar a Gestão de Risco da Defesa Civil do Es, de autoria da pesquisadora Sarah Heidtmann Avila Ramos, está disponível no site revista.faesa.br, e pode ser consultado por gestores que atuam nos órgãos de Proteção e Defesa Civil no Brasil e profissionais interessados na área de logística humanitária.

"É muito importante a aproximação entre a academia e os órgãos públicos no desenvolvimento de pesquisas de caráter estratégico e na construção de ferramentas que apoiem os gestores públicos na elaboração do planejamento estratégico e na tomada de decisão em momentos críticos", destacou o Cel André Có Silva, Coordenador de Proteção e Defesa Civil Estadual do ES.

link de acesso ao artigo http://revista.faesa.br/revista/index.php/Faesa/article/view/801/355

“Defesa Civil Somos Todos Nós”