19/11/2021 16h35 - Atualizado em 04/11/2022 16h48

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROMOVE REUNIÃO COM GESTORES ESTADUAIS DE DEFESA CIVIL

Nos dias 17 e 18 de novembro, aconteceu em Brasília/DF, a reunião do Conselho dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres (CENAD).

A abertura do evento foi realizada pelo Coronel André Có, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espirito Santo e Presidente do CONGPDEC, e do Coronel Alexandre Lucas, Secretário Nacional de Defesa Civil.

Na ocasião, destacou-se a importância da frente parlamentar em Defesa Civil, apresentada pelo Capitão Derrite, Deputado Federal, bem como ações de preparação para o período chuvoso e atualizações no Sistema Integrado de Informações sobre desastres.
"Temos um período chuvoso previsto e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) vai fazer uma abordagem sobre prognósticos para enfrentar os possíveis desastres que ocorrem nesta época do ano", informou o presidente do Congepdec, Coronel André Có Silva.
O Coordenador da Defesa Civil Estadual do Espírito Santo ressaltou ainda que, desde 2019, devido à pandemia, o conselho não tinha reuniões presenciais. "Este é um momento muito importante para o conselho. Vamos regatar os projetos que estávamos tocando, além de outros que estão por vir", comentou.
O Conselho Nacional dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) é formado por representantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal e tem como objetivo principal acompanhar e auxiliar a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) na implantação da Política Nacional de Defesa Civil.

O Congepdec também é porta-voz dos pleitos dos estados e atua como um elo entre a Defesa Civil Nacional e as defesas civis estaduais. "A importância do conselho é fazer com que a Defesa Civil Nacional tenha capilaridade dentro do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil", concluiu o coronel André Có Silva.

Texto: Cabo Thiago Miranda