Governo do Estado do Espírito Santo
10/12/2024 11h00 - Atualizado em 10/12/2024 13h17

DEFESA CIVIL ESTADUAL PARTICIPA DE EVENTO NACIONAL SOBRE EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS TECNOLÓGICAS.

Aconteceu nos dias 04 e 05 de dezembro em Foz do Iguaçu-PR, o Seminário Nacional do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2). O evento foi realizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná e contou com representantes das demais Comissões Estaduais do País, entre elas a Comissão do Espírito Santo.

O evento foi uma iniciativa singular no Brasil e promoveu discussões técnicas e científicas sobre o tema. Também impulsionou a cooperação entre os profissionais da área que abordaram os desafios impostos pelas emergências ambientais tecnológicas. Pariticiparam também, demais autoridades e instituições públicas e privadas como: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, IBAMA, Grupo AMBIPAR, ANTT, entre outros.

Representaram o estado do Espírito Santo o Coordenador Estadual do P2R2-ES, Major Douglas Morau Briel e o Secretário Executivo da Comissão, Capitão Hélio de Lima Fraga. Na oportunidade, foi apresentado as principais inovações, práticas e capacitações da corporação Capixaba no gerenciamento de ocorrências com produtos perigosos, além de compartilharem o histórico e a atuação da Comissão Estadual do P2R2.

O evento reforça o compromisso da CEPDEC e do CBMES com a segurança, prevenção e capacitação contínua em prol da proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio.


O que é o P2R2?

O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) foi criado pelo Decreto Presidencial nº 5.098 de 2004, com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País. Para atingir esta meta, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima promove a articulação e a integração dos vários níveis de governo, do setor privado, das representações da sociedade civil e
das demais partes interessadas na proteção da saúde humana e qualidade ambiental.


O plano foca nos eixos:

Prevenção:
- Por meio da implantação de sistemas, programas, ações e iniciativas que visam a inibir ou desmotivar práticas que levem à ocorrência de acidentes envolvendo produtos químicos perigosos.


Preparação e Resposta Rápida
- Por meio da implementação de sistemas, ações e procedimentos que visam responder de forma rápida e eficaz às ocorrências de acidentes, assim como preparar; capacitar recursos humanos disponíveis nas esferas federais, estaduais e municipais.


P2R2 no Estado do Espírito Santo:
O Decreto Estadual nº 1.471-S/2008 criou a Comissão Estadual do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos – CEP2R2 do Estado do Espírito Santo.


No Espírito Santo a comissão está em fase de reestruturação e conta com o apoio da Defesa Civil Estadual para o processo de Integração entre os Órgãos através do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC).

Defesa Civil Somos Todos Nós! 

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Script LAI