Governo do Estado do Espírito Santo
13/11/2020 16h06 - Atualizado em 04/11/2022 16h46

Defesa Civil e Agerh reforça monitoramento da água nos rios do Espírito Santo.

Defesa Civil Estadual e Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) reforçou as idas a campo para medição de vazão e coleta de amostras para análise da qualidade da água nos rios do Espírito Santo. A equipe da Coordenação de Hidrologia, Informação e Pesquisa (Cohip) tem ido aos locais de forma independente ou em parceria com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). 

As ações conjuntas acontecem no contexto do Alerta!ES, convênio de cooperação técnica assinado entre a Agerh, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a Cesan e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O objetivo desta parceria é a integração coordenada das ações e o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas ao monitoramento hidrológico e meteorológico do Espírito Santo.

Nessa terça-feira (10), os técnicos estiveram no rio Santa Maria da Vitória, no limite dos municípios de Santa Leopoldina e da Serra, na localidade de Aruaba, onde houve medição da vazão do curso hídrico e coleta de água para análise de qualidade, em cumprimento à meta do Programa Qualiágua, da Agência Nacional de Águas (ANA), do qual a Agerh faz parte. O trabalho de campo foi realizado com o apoio da Defesa Civil, representada pelo subtenente Geocimar Martins de Castro.

De acordo com o coordenador da Cohip, Luiz Henrique Aquino, os trabalhos de campo em conjunto permitem a integração das equipes das diferentes instituições do Alerta!ES. “No caso da Defesa Civil Estadual, o monitoramento da água auxilia no enfrentamento de eventos hidrológicos extremos ou, em alguns casos, quando o comprometimento da qualidade de água do manancial afeta o abastecimento público. Nessa terça-feira (10), o subtenente viu como são geradas as informações que irão subsidiar as ações de resposta da Defesa Civil”, explicou o coordenador da Cohip.

Texto:

Erika Ayme Rocha Frota 

E-mail: defesacivil@bombeiros.es.gov.br

Facebook: @defesacivilES

Instagram: @defesacivilestadual.es

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Script LAI