Governo do Estado do Espírito Santo
08/12/2021 15h28 - Atualizado em 04/11/2022 16h48

CPRM PUBLICA RESULTADOS PRELIMINARES DO ATLAS DE RISCOS GEOLÓGICO E HIDROLÓGICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

O Serviço Geológico do Brasil - CPRM, publicou os resultados preliminares do Atlas de Riscos Geológicos e Hidrológico do Estado do Espírito Santo, elaborados em atenção as diretrizes específicas da Lei Federal 12.608/2012, a qual estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). 

"Os documentos foram preparados com base nas informações contidas nos Planos Municipais de Redução de Riscos e na Setorização de Áreas de Riscos Geológico e Hidrológico dos municípios capixabas concluídos entre 2011 e 2020. As setorizações de risco da CPRM consistem na identificação e caracterização das porções do território municipal sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza geológica ou hidrológica e são desenvolvidas em parceria com as Defesas Civis Municipais, exclusivamente em regiões onde existem edificações nas quais há permanência humana, como casas, edifícios, hospitais, escolas, estabelecimentos comerciais, dentre outros", informou o CPRM. 

O trabalho foi dividido em cinco volumes: 1 - Resultados Gerais; 2 - Deslizamento planar, deslizamento rotacional e rastejo; 3 - Enchente, inundação e enxurrada; 4 - Queda de blocos e corrida de massa e 5 - Erosão continental, erosão de margem fluvial e erosão marinha. 

O objetivo da obra visa dar conhecimento do cenário dos riscos  alto e muito alto nos municípios e estados e subsidiar a tomada de decisões assertivas relacionadas às políticas de ordenamento territorial e prevenção de desastres causados por desastres naturais com vistas às perdas materiais e, principalmente, de vidas humanas.  

Os arquivos estão disponíveis no link: https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22448

Defesa Civil Somos Todos Nós!

Texto:

Cabo Thiago Miranda

E-mail: defesacivil@bombeiros.es.gov.br

Facebook: @defesacivilES

Instagram: @defesacivilestadual.es

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Script LAI