Menu

CEPDEC - Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil

Curso de Análise de Riscos Geológicos em Ações de Proteção e Defesa Civil (CH 32h)

Publicado em: 18/04/2019 13h23 - Atualizado em: 18/04/2019 13h24
Curso de Análise de Riscos Geológicos em Ações de Proteção e Defesa Civil (CH 32h)

O Curso de Análise de Riscos Geológicos em Ações de Proteção e Defesa Civil (CH 32h).

No dia 09 abril, sentimos privilegiados em participar da capacitação que teve uma procura de aproximadamente 280 interessados, dentre os quais somente 50 foram classificados, representando os Estados do ES, MG, SP, RO, AC, SE e RJ.
As boas vindas foram dadas pelo Secretário Municipal de Projetos e DC, Luiz Carlos dos Santos.

Seguiu-se a recepção feita pelo Coordenador Municipal DC, Cel. Edson do Amaral e finalizou-se com a fala do Coordenador de Projetos, Maj Wellington.
O curso foi ministrado pelos geólogos da CPRM: Jorge Pimentel, Pedro Augusto Pfaltzgraff e Thiago Dutra.

Os técnicos apresentaram o Serviço Geológico do Brasil e discutiram definições importantes referentes à geologia, processos hídricos e erosivos, gerenciamento de áreas de risco, tipos de movimentos de massa gravitacionais, sistemas de alerta e alarme e a metodologia de mapeamento de riscos geológicos desenvolvida pelo Projeto Gides.

Como esta metodologia é nova, o geólogo Thiago se colocou à disposição para ir à Vitória e detalhar seus ensinamentos à equipe da CEPDEC.
Participamos da atividade de campo no bairro da Amizade onde foi possível vivenciar parte dessa prática do mapeamento.
Foi ofertada uma  palestra de Educação para RRD ministrada pela professora Alessandra Conde (UFRJ), ela apresentou 4 projetos e divulgou os sites onde podemos buscar mais informações sobre o assunto.

Em conversa informal, a professora se colocou à disposição para dividir sua experiência com a equipe da nossa CEPDEC, afinal, segundo suas palavras o objetivo é multiplicar as boas práticas visando sensibilizar as comunidades afetadas, dentre as atividades de conclusão do curso, apresentamos as ações da CEPDEC-ES quanto ao mapeamento de riscos geológicos, exemplificando com o caso mais recente de Rio Novo do Sul.

O MAJ Wellington manda lembranças aos amigos capixabas e deixa as portas abertas para a participação da equipe da CEPDEC nos próximos cursos.

Lembrando que já estão abertas as inscrições para o curso de Hidrologia Aplicada às ações de Proteção e Defesa Civil de 07 a 10 de maio e o mesmo curso que fizemos será novamente oferecido em outubro desse ano.

Aproveitamos a oportunidade de contato com os geólogos da CPRM-RJ e estamos levando 2.025 exemplares das cartilhas "Comunidade Mais Segura" conforme solicitado pelo Cel. André via ofício, para serem utilizadas durante as capacitações da CEPDEC.
Nos sentimos agradecidos por participar dessa semana tão rica em saberes e voltamos para o Espírito Santo com a certeza que iremos contribuir para as ações da CEPDEC.

  • SGT Peterson,
  • CB Laissa 
  • Cristiane Tinoco.

Informações à imprensa

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo
Facebook: @DefesaCivilES  
#CompartilheoBem
#SomosTodosBombeiros