Governo do Estado do Espírito Santo
28/11/2025 10h44 - Atualizado em 28/11/2025 10h45

Defesa Civil Estadual reforça integração e prevenção no Seminário Estadual Vigidesastres em Alegre–ES

A Defesa Civil do Espírito Santo participou, nesta quarta-feira (26), do Seminário Estadual Vigidesastres, realizado no município de Alegre–ES e promovido pela Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa). O evento marcou o encerramento do ciclo de oficinas realizadas entre 2024 e 2025 nos municípios da Região Sul, voltadas à construção dos Planos Municipais de Contingência de Desastres Hidrometeorológicos.
O coordenador Estadual, Coronel Benício Ferrari participou da mesa de debate “Desafios da gestão de riscos e da resposta em saúde pública diante de desastres hidrometeorológicos”, ao lado do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso;  da coordenadora-geral de Resposta a Emergências do Ministério da Saúde, Fátima Sonally; e do secretário municipal de Saúde de Mimoso do Sul, Eliedson Vicente Morini.
Durante o seminário, técnicos, gestores, profissionais da saúde e representantes da Defesa Civil Estadual e municipais compartilharam experiências recentes, especialmente após os episódios de enchentes que impactaram cidades como Alegre, Mimoso do Sul, Apiacá e Muqui. O diálogo permitiu a identificação de desafios comuns, a avaliação dos avanços conquistados e a atualização de estratégias que ampliem a segurança das populações mais vulneráveis.
Com o tema “Experiências, desafios e perspectivas frente aos desastres hidrometeorológicos para a construção de um futuro resiliente no Sul Capixaba”, o encontro reforçou a importância da integração entre municípios, Estado e União na preparação e resposta aos riscos ambientais. A Defesa Civil Estadual destacou, em suas contribuições, a relevância da atuação conjunta, da padronização de protocolos e do investimento contínuo em prevenção e capacitação.
A iniciativa integra as ações do Plano Estadual de Contingência e do Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando o papel fundamental da saúde pública na resposta organizada durante e após desastres — garantindo proteção, agilidade no atendimento à população e a promoção de comunidades mais resilientes. A Defesa Civil Estadual reafirma seu compromisso com o fortalecimento da gestão de riscos e a construção de um Espírito Santo mais preparado frente aos desafios climáticos atuais e futuros.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Script LAI