Defesa Civil Esatual participa do CONGEPDEC 2025 em Manaus - AM
Entre os dias 23 e 25 de abril de 2025, a Defesa Civil Estadual representada nas pessoas do Coordenador Estadual, Coronel Paiva; a chefe do Departamento de Prevenção, Major Lorena Sarmento e da Assessora Especial Érika Frota participaram do 1º Encontro do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC 2025), realizado na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas.
O CONGEPDEC 2025 reuniu representantes de 23 estados da federação, com o objetivo de promover a troca de experiências, aprendizados e conexões entre os gestores estaduais.
A iniciativa busca aprimorar o trabalho realizado pela Defesa Civil, contribuindo para a melhoria contínua do sistema de proteção e defesa civil, e, consequentemente, elevando a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Na oportunidade, os participantes também foram convidados a fazerem uma verdadeira imersão cultural, ambiental e folclórica, unindo tradição, troca de conhecimento e muita hospitalidade.
Essa experiência também permitiu que os representantes acompanhassem de perto a realidade das comunidades locais, compreendendo suas peculiaridades e desafios específicos.
Os representantes puderam aprofundar-se no trabalho desenvolvido pela Defesa Civil do Amazonas, uma região conhecida por sua vasta biodiversidade e por ser altamente vulnerável a diversos tipos de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e incêndios florestais.
A troca de experiências reforçou a importância de estratégias adaptadas à realidade local, visando proteger as populações mais vulneráveis e construir ações de resiliência específicas para a região.
O encontro contribuiu para o alinhamento de ações e o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, com foco na preservação da vida, do meio ambiente e na construção de comunidades mais seguras e preparadas para os desafios futuros.
Defesa Civil Somos Todos Nós!