Governo do Estado do Espírito Santo
23/10/2023 13h38 - Atualizado em 23/10/2023 13h44

GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO REALIZA I SEMINÁRIO DRONES

O Governo do Estado do Espírito Santo realizou, nos dias 19 e 20 de outubro, o I Seminário DronES: Aplicações e Potencialidades, no auditório do Centro de Atividades Técnicas (CAT) localizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do ES (CBMES). O evento teve como objetivo a troca de experiências sobre o uso dos Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (Drones), entre os serevidores do poder público estadual e de instruções convidadas.

A organização do evento é fruto de uma parceria entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O evento é apoiado ainda pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

O I Seminário de DronES: Aplicações e Potencialidades teve inicio na manhã de quinta-feira (19) e contou com a participação das seguintes autoridades:
- Coronel BM Alexandre dos Santos Cerqueira - Comandante Geral do CBMES;
- Coronel BM Hekssandro Vassoler - Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil;
- Major BM Lorena Sarmento Rezende - Chefe do Departamento de Prevenção da Defesa Civil Estadual;
- Pablo Lira Silva - Diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves;
- Luciano Pingo - Presidente da Associação dos Municípios do Espirito Santo;
- Marcelo Azeredo Cornélio, presidente do Prodest;
- Alaimar Ribeiro Rodrigues Fiuza - Diretor Presidente.

O seminário reuniu cerca de 100 servidores do poder público estadual, indicados pelos respectivos órgãos, que já utilizam ou que pretendem utilizar drones em seus processos de trabalho. O evento contou ainda com a presença de representantes convidados da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto de Vitória; e de prefeituras do Espírito Santo.

Entre os temas que foram discutidos no I Seminário DronES estão os usos institucionais dos equipamentos; os requisitos operacionais para produção visual e cartográficas; aplicações na agricultura; catalogação de equipamentos e softwares de acordo com os usos específicos; planejamento de voo; processamento, armazenamento e publicação de imagens; capacitação de pilotos e padrões básicos de segurança em sua utilização. Ao final do encontro, foi publicada uma carta de intenções com propostas para a padronização e o uso eficiente e seguro dos drones.

Defesa Civil Somos Todos Nós!

E-mail: defesacivil@bombeiros.es.gov.br

Facebook: @defesacivilES