28/06/2019 11h13 - Atualizado em 28/06/2019 11h16

Rio Novo do Sul tem “novo” Coordenador de Defesa Civil

Nomeação do Coordenador de Defesa Civil de Rio Novo do Sul / Fonte: http://www.rionovodosul.es.gov.br

Tendo por objetivo regular e adequar a Defesa Civil do Município à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Gestão Municipal de Rio Novo do Sul sancionou a Lei 793/2019, que revogou as Leis 475/2011 e 619/2014.

A nova Lei traz entre outros assuntos, a atualização da nomenclatura do órgão para Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – (COMPDEC) e a alteração de sua estrutura, atualiza o Fundo (FUNMPDEC) e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC), e institui o cargo de Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Desde 2011, o Município de Rio Novo do Sul possui uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Entretanto, mesmo sendo prevista a existência de um Coordenador, esse cargo não existia na composição orgânica do Município.

Na oportunidade o Prefeito Municipal, Thiago Fiorio, nomeou o “novo” Coordenador, Paulo Cezar Volpato, que embora já exercesse as atribuições de Coordenação da COMPDEC, devido à inexistência do cargo em Lei nunca havia sido nomeado.

Paulo Cezar já atua como responsável pela Defesa Civil do Município há quase 15 anos no Município e essa nomeação veio também como uma forma de reconhecimento por seu empenho, dedicação e persistência com que sempre desempenhou seu trabalho.

Para exercer o cargo, além de se qualificar é necessário que o profissional tenha suas atribuições muito bem esclarecidas, pois na ocorrência de um desastre a população precisa ser atendida com a máxima precisão, rapidez, e eficácia. Para sucesso em seu trabalho, o Coordenador precisa desenvolver um bom relacionamento interpessoal, uma vez que a Defesa Civil é um órgão de articulação entre os órgãos, seja na esfera municipal, estadual ou federal, e para realizar suas ações, muitas vezes necessita envolver órgãos dos 03 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), instituições públicas, privadas e a comunidade local.

Em seu currículo, Paulo reúne mais de 800 horas em cursos de capacitação e atualização na área de Defesa Civil, conquistou a Medalha de Defesa Civil “General Castro” em 2018, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, além de vários apoios cooperativos entre Rio Novo do Sul e outras Defesas Civis de Municípios do Estado e inúmeros relatos do cotidiano de atuações de Defesa Civil junto à comunidade local, como lembra Paulo, da vez em que enquanto dava assistência à população no Município em um desastre ocorrido, teve sua casa inundada pelo mesmo evento.

A Defesa Civil Estadual não tem medido esforços para que relatos como esse se tornem uma realidade em todo o Estado, pois a população precisa ser atendida com o máximo empenho e eficácia quando ocorre o desastre. Para isso, desenvolve várias ações e projetos junto aos Municípios do Estado, como a oferta de inúmeras capacitações ao longo do ano, realização de simulados junto às comunidades, criação de convênios, realização de vistorias de risco conjuntas, auxílio na elaboração de documentos para solicitação de recursos e de assistência humanitária, entre outros.

Dione Henrique Duarte