29/07/2019 16h33

REPDEC e COMPDEC realizam simulado de Preparação para Desastre em Colatina

Já no clima da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, a REPDEC (Regional de Proteção e Defesa Civil) da 3ª CIA Ind. do Corpo de Bombeiros Militar e a COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) de Colatina deram a largada, e promoveram no último sábado (27/07) um Simulado de Preparação para Desastres.

O Evento aconteceu numa área de risco que abrange várias ruas do bairro São Marcos, em Colatina. O local foi escolhido devido à vulnerabilidade ao risco de deslizamento de terra e as ocorrências já registradas, que somente em 2013, vitimou 07 pessoas no rompimento de um muro de arrimo durante as fortes chuvas, que atingiram o Estado, sendo considerada a maior tragédia ocorrida no Município.

Para o sucesso do Simulado, nas fases do planejamento, as Defesa Civis Regional e Municipal contaram com a participação e apoio da liderança comunitária. Uma reunião estratégica foi realizada no dia 16/05/2019 para apresentação da proposta, e então um grupo de trabalho foi formado para a implementação do simulado e das ações para o Evento. A partir de então, mapeou-se a área contendo as ruas impactadas, os rotas de fuga, os pontos de apoio e o ponto de encontro. Agentes comunitários de saúde auxiliaram nos trabalhos de divulgação junto à comunidade local, além da divulgação por meio de cartazes, e das redes de contato da liderança comunitária.

Para sucesso do evento, a organização contou também com o envolvimento de várias Secretarias do Município, entre elas, a de Saúde, de Assistência Social, de Trânsito, de Desenvolvimento Urbano, do Sanear, e de diversos voluntários.

Aproximadamente 130 pessoas foram impactadas com a ação entre a evacuação das residências e os atendimentos promovidos nos pontos de encontro. Na ocasião, os participantes contaram com diversos serviços assistenciais do Município, como a aferição de pressão, o cadastramento dos moradores, o desvio do fluxo de trânsito e vários outros serviços voluntários.

Texto: Dione Henrique Duarte

Informações: André Fellipe de Oliveira Silva (COMPDEC de Colatina)