19/01/2018 17h01

REPDEC do 6º BBM realiza Estágio de Combate a Incêndios Florestais

Tendo o objetivo de proporcionar o nivelamento técnico em Combate a Incêndios Florestais, entre os dias 16 e 17 de janeiro a equipe da Regional de Proteção e Defesa Civil do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo capacitou 16 participantes por meio do Estágio de Combate a Incêndios Florestais, entre eles profissionais e voluntários da sociedade civil, funcionários das Defesa Civis Municipais de Cariacica, Serra, Viana, e Santa Maria de Jetibá, a fim de que possam desempenhar essas atividades com segurança.

Os participantes receberam orientação sobre teoria básica e técnicas de combate a Incendios Florestais, e prática de confecção de aceiros (setorial, rotacional, golpe único, fogo de eliminação), combate direto e rescaldo.

A realização da capacitação é uma exigência prevista na Nota de Serviço nº 001/2017 – CEPDEC para recebimento do Kit Estiagem.

Fique por dentro:

A Operação Estiagem é um plano lançado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo e tem por objetivo reforçar as ações de prevenção para minimizar as ocorrências de incêndios em vegetação no período de estiagem (julho a outubro), bem como otimizar as ações de resposta diante da perspectiva do aumento das ocorrências de incêndios em vegetação nesse período.

O “Kit Estiagem” é composto pelos seguintes materiais:

• 14 máscaras de proteção;
  • 14 óculos;
  • 14 pares de luva;
  • 02 bombas costais;
  • 05 abafadores;
  • 02 foices;
  • 05 enxadas; e
  • 07 facões com bainha.

De acordo com o levantamento estatístico de incêndio florestal no ano de 2015, 27 municípios foram pré-selecionados para receber os materiais do kit e consequentemente, equipar o pessoal para uma primeira resposta nos municípios. Cada agraciado deverá selecionar no mínimo 14 pessoas para receberem Treinamento em Técnicas de Combate a Incêndio Florestal.

Os municípios abaixo foram contemplados com o Kit:

• Alfredo Chaves;
  • Anchieta;