Governo do Estado do Espírito Santo
06/11/2019 16h32 - Atualizado em 06/11/2019 16h34

OPERAÇÃO ÓLEO

Nos dias 04 e 05 de novembro, comissão multiprofissional composta por: Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, IBAMA, IEMA, UFES, INCAPER, Defesa Civil Estadual (CEPDEC) e Municipal (COMPDEC), lideranças comunitárias, servidores das prefeituras de São Mateus e Conceição da Barra, somados a voluntários, deslocaram-se para ações de reconhecimento das fozes dos rios que desaguam no extremo norte do Estado.

Em Conceição da Barra foram analisadas a foz do Riacho Doce, Rio Itaúnas e Rio Cricaré. Em São Mateus foram analisadas a foz do Rio Mariricu localizada em Barra Nova e por último o Rio Barra Seca em Urussuquara.

Na oportunidade foram debatidas as medidas preventivas que deverão ser efetuadas para proteção dos respectivos estuários. A metodologia empregada foi comparecer aos locais avaliando cada foz de rio e constatando-se a melhor forma de instalar as medidas para conter o petróleo.

Respeitou-se a particularidade de cada rio nas proposições sugeridas, quais foram: Uso de rede de pesca instalada em forma de "espinha de peixe”, barreiras de contenção e o uso de manta geotêxtil para proteção da vegetação de mangue.

Dessa forma, integrantes do IBAMA e da Defesa Civil Estadual conseguirão dimensionar os tipos de material e as quantidades necessárias para efetuar as ações protetivas em cada local.

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard