13/02/2020 16h36 - Atualizado em 13/02/2020 16h41

Defesa Civil realiza ação de apoio aos municípios para restabelecimento e reconstrução

Desde o último 03 de fevereiro, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) montou o escritório itinerante para assistência aos municípios atingidos pelas chuvas ocorridas em janeiro, na elaboração dos Planos de Trabalho para solicitação de recursos federais para as fases de restabelecimento, recuperação e reconstrução.

Nas ultimas 02 semanas, a Defesa Civil Estadual percorreu diversos municípios, entre eles, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Venda Nova do Imigrante, que serviram de base para que os municípios vizinhos fossem atendidos. Além da assessoria conjunta, para cada município foi reservado um horário para assessoria exclusiva para que o atendimento seja realizado de forma personalizada à necessidade particular diante dos danos e prejuízos provocados pelo desastre.

A assessoria aos municípios tem por objetivo instruir os responsáveis na gestão municipal para o correto preenchimento dos formulários e quanto aos documentos necessários para as solicitações de recursos.

Para o Major BM Maurício, Chefe do Departamento de Prevenção da CEPDEC, essa iniciativa é muito importante para agilizar o procedimento de captação de recursos junto à Defesa Civil Nacional, que se concretizando, refletirá numa maior velocidade no auxílio aos cidadãos afetados dos municípios que decretaram situação anormal (Estado de Calamidade Pública ou Situação de Emergência).

Reforçando a ação, a Defesa Civil Nacional enviou 02 técnicos responsáveis pela análise das solicitações de recursos federais para restabelecimento e reconstrução. As consultorias personalizadas para orientação e esclarecimentos de dúvidas estão agendadas até a próxima sexta-feira (14/02) com os Técnicos da CEPDEC e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC). A partir daí, o município que ainda necessitar de auxílio, poderá solicitar o apoio junto aos Regionais de Proteção e Defesa Civil (REPDEC) responsável por aquela área de atendimento.

Todos os anos, a CEPDEC disponibiliza aos municípios capixabas a oportunidade de se capacitarem para a atuação em Defesa Civil, que inclui diversos cursos que objetivam a captação de recursos federais. Nos últimos 02 anos (2018 e 2019), cerca de 1625 servidores ligados à Defesa Civil Municipal foram capacitados. Essa inciativa do escritório itinerante é apenas mais um mecanismo que o Estado encontrou para auxiliar os municípios a se restabelecer após o desastre ocorrido.

Dione Henrique Duarte

Script LAI