17/09/2019 16h06 - Atualizado em 17/09/2019 16h07

Defesa Civil Estadual participa do III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres

Tendo como tema a “Integração de Saberes em Redução de Riscos e Desastres”, a 3ª Edição do Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro de 2019, na Universidade Federal do Pará, em Belém do Pará.

No Evento, que contou com uma programação cheia de atrativos, os participantes tiveram a oportunidade de se qualificar em diversas atividades como minicursos, palestras e debates, e ainda puderam se inteirar acerca das pesquisas científicas que abordam a temática.

Para a ocasião, a organização do evento contou com palestrantes de renome no cenário brasileiro, entre eles, professores e pesquisadores de diversas Universidades e entidades de pesquisas científicas como a Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABP-RRD) da FIOCRUZ, e ainda, com participação de diversas Defesas Civis Estaduais, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN).

Representando o Espírito Santo, estavam presentes integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que em conjunto com o CEPEDES (UFES e UVV), tiveram a oportunidade de trazer ao Estado conhecimentos técnico-científicos que sem dúvida, servirão de base para implantação de ações preventivas e mitigatórias em possíveis situações envolvendo desastres naturais e tecnológicos. A grande novidade trazida é que pelo fruto dessa articulação conjunta, a realização do Congresso em 2021, no Espírito Santo.

Saiba mais:

O III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (III CBRRD) é um Evento promovido pela ABPRRD (Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres), oferecendo uma oportunidade para discutir soluções de vários desafios na prevenção, gestão, controle e mitigação dos impactos associados aos riscos e desastres naturais e tecnológicos. O Congresso foi organizado em painéis e discussões, exposição de pôsteres, apresentação de trabalhos científicos, visitas técnicas, minicursos com práticas de campo, minicursos teórico-conceitual e estandes. O tema da III Edição foi “Integração de Saberes em Redução de Riscos e Desastres”, envolvendo interdisciplinaridade – uma forma de se abrir vários olhares e leituras sobre os riscos e desastres naturais e tecnológicos.

Dione Henrique Duarte