Governo do Estado do Espírito Santo
06/06/2019 16h29

Defesa Civil Estadual participa da solenidade comemorativa do “Dia Mundial do Meio Ambiente”

Na tarde desta quarta-feira (05/06/2019), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, participou da solenidade alusiva ao “Dia Mundial do Meio Ambiente” no salão São Tiago do Palácio Anchieta em Vitória.

Entre os importantes projetos aprovados na cerimonia está a assinatura do Termo de Adesão ao Programa Nacional Monitor de Secas, pelo Governador do Estado.

Presente na solenidade, Ricardo Medeiros, Diretor da Agência Nacional de Águas, apresentou o funcionamento do Monitor de Secas, que é uma ferramenta de acompanhamento regular e periódico da seca, a princípio no Nordeste, mas já foi estendido para Minas Gerais e agora também no Espírito Santo. Ricardo elogiou o papel do Espírito Santo pelo modo como se articulou quanto às políticas ambientais no que tange ao Programa, resultado de um trabalho conjunto entre a Defesa Civil Estadual (CEPDEC), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (CESAN), e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), que serão validadores do Monitor no Estado.

Outro passo importante no Evento foi a Lei de Regulação da Segurança de Barragens, também sancionada pelo Governador do Estado. “A partir de agora as responsabilidades estarão bem definidas”, discursou o Governador.

Somando aos projetos, também está o lançamento do novo site da Defesa Civil, o Alerta!ES, que tem por objetivo reunir as informações mais importantes relacionadas aos Desastres ocorridos, bem como os Alertas e Avisos Meteorológicos vigentes, e no futuro, unificará a base de dados hidro meteorológicos no Estado.

 

Redação:

Dione Henrique Duarte

 

E-mail: defesacivil@bombeiros.es.gov.br

Facebook: @defesacivilES

Instagram: @defesacivilestadual.es

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard