Governo do Estado do Espírito Santo
31/05/2019 15h06 - Atualizado em 31/05/2019 16h13

Defesa Civil Estadual capacitou Pontos Focais em Sistemas de Comando em Operações

Na última quinta-feira (30/05/2019), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC), órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar, promoveu o Curso de Sistemas de Comando em Operações voltado exclusivamente para os Pontos Focais do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC).

O curso contou com aproximadamente 30 participantes, de vários Órgãos do Governo, de outros órgãos nacionais e de parceiros voluntários, como o Conselho Estadual de Psicologia e o Grupo Expedicionários Capixabas de Rádio Emissão (GECRE).

No evento, os participantes tiveram a oportunidade entender melhor a responsabilidade de cada órgão no Plano Estadual, e compreender a necessidade de aprimorar a sinergia entre os envolvidos no socorro à população quando há ocorrências de um desastre. É extremamente necessário que as responsabilidades estejam muito esclarecidas e alinhadas entre cada um dos atores em um momento como este.

A capacitação foi realizada por meio de uma parceria entre a Defesa Civil Estadual e Escola de Serviços Públicos do Espírito Santo – ESESP, e teve duração de 08 horas.

O Sistema de Comando em Operações é um modelo de ferramenta gerencial para comandar, controlar e coordenar as operações de resposta em situações críticas fornecendo um meio de articular os esforços de agências individuais  quando elas atuam com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica e proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.

Esta é mais uma das capacitações oferecidas pela CEPDEC, fique por dentro do Calendário de Cursos e Eventos 2019 e participe das próximas!

 

 

Texto:

Dione Henrique Duarte

 

E-mail: defesacivil@bombeiros.es.gov.br

Facebook: @defesacivilES

Instagram: @defesacivilestadual.es

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard