26/09/2019 15h04

Conselho Nacional de Gestores de Defesa Civil se reúne em Brasília

Nessa ultima quarta-feira (25) o Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) se reuniu no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), em Brasília – DF, tendo como objetivo discutir sobre as Políticas Nacionais de Proteção e Defesa Civil e as estratégias para enfrentamento e minimização dos danos causados por desastres em todo país.

O Coordenador da CEPDEC/ES, o Cel BM André Có Silva, representou o Espírito Santo. Na oportunidade pontuou algumas questões para apreciação do Conselho, como por exemplo, a responsabilidade pela emissão do Cartão de Defesa Civil e a necessidade de manutenção da rede de pluviômetros do CEMADEN.

Além das discussões e definições de praxe do Conselho, no evento os representantes ainda tiveram a oportunidade de participar de palestras de grande relevância no contexto da Defesa Civil: “Funcionamento e Sistemas de Alerta” com o Dr. Carlos Frederico Angelis, do CEMADEN; “Desafios na Implantação de Planos de Ação em Emergência e de Planos de Contingência de Barragens em Grandes Áreas ou Populações” com a Dra. Ludmila Lima da Silva, da ANEEL, e “Sistema de Monitoramento de Secas e Sala de Situação” com a Dra. Alessandra Daibert Couri, da ANA.

O evento também contou com a presença do Ministro de Desenvolvimento Regional do Brasil, o Sr. Gustavo Canuto, do Deputado Federal Guilherme Derrite, do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Cel Alexandre Lucas Alves, do Diretor de Produtos do CENSIPAM, o Sr. Péricles Jardim, do Diretor do CENAD, o Maj BM Armin Augusto Braun, além dos representantes de 25 Estados e do Distrito Federal.

Ainda na agenda do Conselho, na manhã desta quinta-feira (26), foi instalada a Frente Parlamentar de Defesa Civil, que será presidida pelo Dep. Cap Derrite - São Paulo, e dentre outros integrantes, o Dep. Maj Vitor Hugo – GO, o Dep. Dr. Luizinho – RJ, a Dep. Celina Leão – DF e a Dep. Marina Carvalho – RO. A missão da Frente será a representação dos assuntos ligados à Defesa Civil no Parlamento.

Dione Henrique Duarte

Fontes: CEPDEC-SP; CEDEC-PR