19/07/2019 13h28 - Atualizado em 19/07/2019 13h29

CONGEPDEC reúne Coordenadores Regionais em São Paulo

Na ultima quinta-feira, 18/07, os membros do Conselho Gestor de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) reuniram-se no Palácio dos Bandeirantes, Sede da Defesa Civil Paulista, para discutirem sobre o Estatuto do Conselho, das necessidades dos Estados que serão repassadas para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), e da criação de uma Frente Parlamentar de Defesa Civil, além de vários outros assuntos em pauta.

A reunião contou com a participação do Presidente do Conselho e dos Coordenadores Regionais, dos quais o Cel BM André Có Silva da CEPDEC / ES, representou os Estados da Região Sudeste.

Entre as definições alinhadas no evento, definiu-se que os Coordenadores das Regiões Brasileiras promoverão encontros Regionais para captar as demandas e apoio à Frente que será criada. O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro, que representou a Região Sul do País disse que O CONGEPDEC editará uma carta destinada ao Governo Federal contendo os anseios dos Estados e sugestões de ações que devem ser fomentadas.

No encontro, também foram contemplados temas como a estruturação das Defesas Civis Estaduais e a organização dos Estados como órgãos de apoio da União para implementação de Políticas Públicas. Ainda foram criados grupos temáticos para discutir sobre os Sistemas de Alerta, a Regulamentação da Lei 12.608, que disciplina a Proteção e Defesa Civil no Brasil, e o acompanhamento da implementação das Políticas Nacionais de Segurança em Barragens por meio da Legislação pertinente.

A próxima reunião do CONGEPDEC será realizada em 20 de Agosto, em Santa Catarina, onde as novas necessidades levantadas pelos Coordenadores Regionais serão levadas à Pauta.

Dione Henrique Duarte

Refências: